quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Snow Patrol - Eyes Open (2006)


O quarto disco dessa banda escocesa é uma pequena e inesperada maravilha. O Snow Patrol pertencia à gravadora Jeepster, que ficou famosa com o lançamento do Belle & Sebastian para o mundo. Dava a impressão que os outros artistas da gravadora seriam igualmente fofos. Erro.

Apesar dos dois primeiros discos, Songs For Polar Bears (1998) e When It's All Over We Still Have To Clear Up (2001) não terem uma cara definida e penderem para as melodias docinhas e ingênuas do Belle, foi no terceiro disco, Final Straw (2004), não por acaso o primeiro trabalho para a Universal, que o Snow Patrol mostrou identidade própria. A verdade é que a banda incorporou uma saudável moldura rock noventista para seu som semi-folk. Onde antes apenas haviam emulações de Nick Drake e Donavan, passamos a ter uma interessante mistura com psicodelia de Flaming Lips, Mercury Rev e um grande toque do U2 pós-Zooropa.

Essa liga funcionou com perfeição definitiva em Eyes Open. Pelo menos três canções são irrepreensíveis: "Chasing Cars" e seu clímax claustrofóbico contínuo; "Open Your Eyes", com sua explosão guitarreira final e a melhor, mais tocante e derramada canção de arrependimento dos últimos tempos, a lullaby "You Could Be Happy". Nela o vocalista Gary Lightbody canta com resignação inevitável sobre um amor que se acabou e recorda detalhes do momento final.

O mais sincero de tudo é o tom otimista da música, na qual Lightbody deseja o bem da ex-amada e dá conselhos para não hesitar nas decisões ou conquistar o mundo, mesmo que ele não esteja mais ao seu lado. Talvez por esse retrato sincero do amor, que contempla raiva e saudade, ódio e semi-amor, carinho e pasmo, que esse disco do Snow Patrol seja tão importante pra mim. Fora isso, deixando o umbigo de lado, é um senhor disco de rock.

Um comentário:

giancarlo rufatto disse...

pra mim o disco perfeito deles é o Final straw, afinal de contas é o disco que abre com How to be dead que tem aquela parte instrumental linda.
final straw ouvi, mas não bateu. e o novo eu nem cheguei baixar pra ouvir.