tag:blogger.com,1999:blog-45644346634860089962024-03-13T01:15:59.866-03:001 Disco Por DiaTodo dia um post sobre um disco, informando e celebrando aqueles que não se contentam apenas com a música ouvida no computador.CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.comBlogger39125tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-62364248295695244682008-12-01T18:55:00.002-02:002008-12-01T18:56:33.198-02:00RecessoPessoal, As postagens no blog serão interrompidas até o dia 15 de dezembro, ok?Voltarei com novos velhos discos a partir de então.Abraços e beijos.CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-81053641819940814172008-11-30T20:28:00.002-02:002008-11-30T20:35:27.073-02:00Queen - A Day At The Races (1976)Antes de mais nada, convém desfazer uma grande injustiça. O Queen é uma das melhores e mais consistentes bandas da história do rock. Quem viveu a adolescência nos anos 70 e 80 sabe que era impossível passar batido pela obra da Rainha. E, acrescentando um depoimento pessoal, o Queen foi a primeira banda de rock que eu ouvi na vida, sabendo que estava ouvindo rock'n'roll. Quando isso aconteceuCELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-11079902031379721972008-11-27T19:32:00.003-02:002008-11-27T19:39:03.547-02:00Isaac Hayes - Hot Buttered Soul (1969)O segundo disco de Isaac Hayes é uma das obras fundamentais para entender a soul music na virada dos anos 60/70. O formato habitual do single ja dava sinais de anacronismo diante de tanta experimentação musical, principalmente no rock. A psicodelia expandiu os limites estéticos rígidos e foi devidamente absorvida pelos artistas de soul, principalmente através da ação do produtor Norman Whitfield,CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-56981896833319047652008-11-26T20:45:00.004-02:002008-11-26T20:50:51.181-02:00Roberto Carlos - Em Ritmo De Aventura (1967)O Rei Roberto Carlos tem uma folha de ótimos serviços prestados ao rock nacional quando este termo ainda não existia em nenhuma de suas conotações ou denotações atuais. Era o homem fazendo história com as próprias mãos. Ao longo dos anos 60 o Rei gravou um punhado de discos que podem ser considerados como um verdadeiro cânone do rock nativo em toda a sua extensão. Baladas, covers, composições CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-21303572396007106192008-11-24T19:50:00.003-02:002008-11-24T19:54:55.386-02:00Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (1972)A música brasileira era diferente até os anos 60. Era uma maçaroca de marchinhas, sambas-canção, boleros mexicanos e moonlight serenades, estas copiadas dos Estados Unidos. Os chamados "anos dourados" eram pobres em termos de cultura musical. Foi na década de 60 que isso mudou. Três vertentes surgiram quase simultaneamente na música feita no Brasil e isso a rebatizou de MPB. A Bossa Nova agregou CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-27609267876722020032008-11-22T19:47:00.004-02:002008-11-22T19:59:24.112-02:00Glen Campbell - By The Time I Get To Phoenix (1968)Ele deu uma última olhada para ela, que ressonava levemente. Pensou no que decidira fazer, pensou no que deixava pra trás. Sem tristeza, ele se permitiu imaginar o que viria. E sorriu secretamente, encoberto pelo escuro do quarto. Quando chegou em Phoenix, pensou novamente nela. O carro precisava de combustível. Imaginou-a acordando e não o encontrando de imediato, ao lado dela. Ele podia vê-la CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-10720727311704045882008-11-20T23:45:00.002-02:002008-11-20T23:50:56.827-02:00Big Star - #1 Record (1972)Hoje em dia, seguindo a tendência de que o ser humano precisa cada vez de mais tempo para gastar e ele não pode perder um segundo sequer para entender algo muito mais complexo, mesmo que isso seja ouvir alguém cantando sobre o amor perdido, a solidão, a chuva, o céu, enfim, acabamos obrigados a ser felizes sem pensarmos muito se podemos, devemos ou até se queremos ser agora. Talvez depois. CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-56563162525892802172008-11-18T18:06:00.002-02:002008-11-18T18:12:01.521-02:00The Smiths - The Queen Is Dead (1986)Stephen Patrick Morrissey era um adolescente problemático e introspectivo que fazia do seu quarto seu mundo. Ali ele passou sua mocidade inteira lendo Oscar Wilde e ouvindo cantoras dos anos 60, como Dusty Springfield, Nancy Sinatra, entre outras. Desenvolveu um acurado senso de humor (negro) e um gosto por poesia. Esta história, aparentemente banal e sem interesse para uma cidade cinzenta e CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-25012209992263723482008-11-16T22:21:00.003-02:002008-11-16T22:26:02.203-02:00Joe Jackson - Night And Day (1982) Se Paul Weller embarcou no Jam, Joe Jackson e Elvis Costello travaram uma batalha saudável de relevância para a música pop sem que tivessem noção disso. Os dois - que têm a mesma idade e o mesmo approach musical - se alternaram várias vezes como a novidade da semana nas paradas inglesas e fizeram a delícia dos fãs esclarecidos de música pop da juventude classe média da Velha Ilha.Um belo dia asCELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-41290944449232404732008-11-15T21:09:00.004-02:002008-11-15T21:16:35.197-02:00Stereolab - Mars Audiac Quintet (1994)Há dois tipos de discos do Stereolab: os experimentais e os melódicos. No primeiro tipo, o casal Tim Gane e Laetitia Sadier incorporam blips e blops diversos em verdadeiros exercícios estilosos de música pop, banhada de rock alemão dos anos 70 (o tal krautrock), nos quais eles ampliam conceitos e contextos. Aliás, o próprio nome da banda vem dessa idéia de buscar sons futuristas e inusitados, CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-79438676939114699462008-11-13T23:47:00.006-02:002008-11-13T23:54:36.975-02:00Yo La Tengo - I Can Hear The Heart Beating As One (1997)Talvez porque eu estava perto dos trinta anos. Talvez porque era o fim da minha faculdade, talvez porque o mundo era mais redondo, sei lá. Esse disco do Yo La Tengo tem um imenso valor sentimental e me faz lembrar de um monte de pessoas e lugares. Nada muito longe, nem muito excêntrico, apenas uma multidão de pessoas que não estão mais por perto e lugares que eu não freqüento mais. É a vida, CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-84068412549684671482008-11-12T15:15:00.003-02:002008-11-12T15:24:09.315-02:00Boy - U2 (1980)Boy parece ter sido gravado no meio das ruas de Dublin, Irlanda, num tempo impreciso. A certeza que temos imediatamente é que uma banda crente que pode mudar o mundo está por trás desse disco. O U2 de 1980 era adorável e admirável por vários motivos, todos eles presentes ostensivamente em Boy.The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen e, principalmente, Bono, estão tocando como se suas vidas CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-34107134430612068452008-11-10T20:06:00.003-02:002008-11-10T20:13:45.679-02:00Paddy McAloon - I Trawl The Megahertz (2003)Este é um disco assombroso e muito, muito bonito. Mesmo que você não seja fã da banda que Paddy liderou nos anos 80/90 - o Prefab Sprout - imagino ser impossível não se emocionar com este primeiro disco solo de McAloon. Quando eu soube da existência de I Trawl The Megahertz, num tempo em que os downloads ainda não eram tão rápidos ou fáceis, importei-o sem nem ouvir um único som vindo dele. CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-82193912331484367622008-11-09T22:16:00.002-02:002008-11-09T22:19:32.977-02:00R.E.M - Document (1987)A imagem do clipe em que um garoto brinca com seu cachorro nas ruínas de sua casa irrompeu nas televisões de um mundo muito esquisito: o planeta Terra de 1987. Nada pode ser mais diferente da nossa realidade que um ambiente em que não havia celular, fax, computadores em casa, internet. Nessa estranha sociedade, o maior avanço era o CD, iniciando sua popularização neste mesmo ano, com o lançamentoCELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-38728044625252623162008-11-08T13:18:00.004-02:002008-11-08T22:02:59.897-02:00Moody Blues - Long Distance Voyager (1981)Engraçado como poucas pessoas lembram da existência do Moody Blues fora do eixo progressivo de apreciação musical. Geralmente ouvimos um certo senso comum opinando sobre Genesis, Yes, Pink Floyd, talvez King Crimson. Os Moodies, coitados, sempre são sacados da conversa. Isso é lamentável, principalmente porque a banda tem, pelo menos, uns dez discos belíssimos, alguns essenciais para o CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-69700621161246656812008-11-06T09:52:00.002-02:002008-11-06T09:55:56.038-02:00Scott Weiland - 12 Bar Blues (1998)Não dá pra imaginar que o vocalista encrenqueiro e junkie de Stone Temple Pilots e Velvet Revolver seja o responsável por um disco como 12 Bar Blues.Não é preconceito, muito pelo contrário. As bandas das quais Weiland participou nunca foram notáveis pela inovação ou arrojo em seus trabalhos. 12 Bar Blues é o oposto da estética hard-rock/grunge paraguaio que caracterizava as aparições de Weiland CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-91603721455064908902008-11-05T00:31:00.002-02:002008-11-05T00:37:38.688-02:00Jorge Ben - Jorge Ben (1969)Qual o melhor disco já feito no Brasil? Clube da Esquina? Chega de Saudade? Transa? Refazenda? O disco de Roberto Carlos de 1969? Talvez a escolha do disco homônimo de Jorge Ben, lançado também em 1969, fosse uma bela opção de consenso. Moderno, transgressor, belíssimo, cheio de apelo pop, inovador, todos esses termos se aplicam ao feixe de 11 canções que Ben gravou nesse trabalho.Depois de CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-88313228776144398112008-11-03T20:32:00.003-02:002008-11-03T20:38:37.894-02:00Depeche Mode - Violator (1990)Violator é, sem dúvida, o melhor disco já feito pelo Depeche Mode. Desde sua estréia em 1981, quarteto de Basildon, Inglaterra, definira seu som como um mix de Kraftwerk, Roxy Music e a fase Berlin de David Bowie, sob a estética mais moderna que a época permitia: o chamado "new romantic", totalmente eletrônico, sem outro instrumento que não fosse sintetizador e teclados. Precisaram de seis discosCELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-35431258267344641152008-11-03T00:13:00.004-02:002008-11-03T20:41:06.124-02:00Kraftwerk - Trans-Europe Express (1977)É impossível ouvir este disco do Kraftwerk sem uma expressão de perplexidade no rosto. Várias perguntas vêm à mente: como eles conseguiram fazer esse som sem samplers? Como pensaram nessa atmosfera futurista há 31 anos, ainda futurista hoje? Como bolaram essa estética robótica que não envelheceu? Como podiam fazer algo como esse disco no ano que entrou para a história como o marco-zero do CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com9tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-22275188288518235782008-11-02T00:40:00.003-02:002008-11-02T01:05:43.049-02:00Echo And The Bunnymen - Echo And The Bunnymen (1987)Em maio de 1987 os Bunnymen estavam com fome de bola. Na verdade, os outro quatro rapazes de Liverpool estavam retornando à cena com seu disco homônimo e sofrendo críticas meio tortas de fãs e jornalistas musicais ao redor do mundo. Muitos reclamavam que a aspereza dos primeiros trabalhos havia ficado para trás. Outros diziam que o novo disco só trazia um hit, "Lips Like Sugar". Hoje, 21 anos CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-30415287890329388792008-10-31T22:16:00.003-02:002008-10-31T22:25:17.987-02:00Donald Fagen - The Nightfly (1982)Esse é um dos discos mais sensacionais jamais feitos. Ele é cheio de conceitos, composições belas, obsessivamente executadas, uma verdadeira obra-prima. Mas, você, jovem, poderá se perguntar: quem é Donald Fagen? Bem, ele é 50% do Steely Dan, um grande compositor, letrista, dono de uma das maiores assinaturas sonoras num instrumento. Suas levadas no Fender Rhodes e demais engenhocas tecladeiras CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-22245355210671920542008-10-30T18:55:00.007-02:002008-10-30T20:48:06.631-02:00Pulp - His'n'Hers (1994)Quando você pensa em britpop, a imagem de Oasis e Blur em 1994 é o que a mente te mostra, certo? Muita gente se esquece do Pulp quando fala de britpop e isso é muito injusto, pois o grupo de Sheffield foi responsável por três discos lançados entre 1994 e 1997, que podem sintetizar esse tempo de efervescência cultural britânica.Liderado por Jarvis Cocker, o Pulp começou suas atividades no final daCELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-28125709621024982402008-10-30T00:46:00.003-02:002008-10-30T00:51:28.537-02:00Huey Lewis And The News - Sports (1983)Toda década tem suas grandes bandas, seus fiascos, seus erros e acertos. Ao lado desses destaques, toda década também tem suas bandas ocultas, subestimadas, pequenas, one-hit wonders, aquelas formações que não aparecem em listas, não mudam nada em termos de comportamento e tendência, mas que sempre emplacam um ou mais hits certeiros nas paradas.É o caso dessa formação de San Francisco, da qual, CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-55661466049144842992008-10-28T23:24:00.003-02:002008-10-28T23:52:46.024-02:00Ben Folds Five - Ben Folds Five (1995)Falar sobre esse disco é lembrar de um tempo em que eu garimpava novidades nas lojas do Rio de Janeiro. Veja, nunca foram muitas lojas, mas a Spider, localizada numa galeria em Ipanema, tem lugar cativo na memória. Ali eu ouvi Oasis pela primeira vez, comprei minha cópia de Parklife (melhor disco do Blur) e conheci o Ben Folds Five. Por acidente, diga-se.Eu havia ido até lá para comprar What's CELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-4564434663486008996.post-90495515603908169702008-10-27T19:36:00.003-02:002008-10-27T22:44:35.207-02:00Pet Shop Boys - Behaviour (1990)O início da década de 1990 foi um tempo estranho. Enquanto o rock alternativo ainda não conseguia a visibilidade que o movimento grunge traria um ano depois e os megastars ainda grassavam pela Terra, este duo inglês fez um disco praticamente perfeito.Neil Tennant e Chris Lowe já estavam no quarto trabalho, capitalizando singles nas paradas de sucesso em seqüência e travavam um simpático duelo comCELhttp://www.blogger.com/profile/01349741392068501710noreply@blogger.com6