sábado, 25 de outubro de 2008

Cat Stevens - Buddha And The Chocolate Box (1974)


Poucas coisas na música pop me incomodam tanto quanto o esquecimento das carreiras de Cat Stevens e James Taylor por parte dos mais jovens. Aliás, os mais jovens têm uma memória cada vez mais curta, porém, talvez isso não seja culpa apenas deles, mas da mídia e todo o sistema que a gente já conhece e enfrenta. O que importa é que os discos de ambos sempre estarão disponíveis para atrasadinhos em geral. Veja, nada contra as pessoas atribuírem a existência do folk rock aos Byrds, Dylan e Crosby, Stills, Nash And Young, mas, o conjunto de álbuns gravados por Cat Stevens entre 1970 e 1978 contém achados inestimáveis, capazes de credenciá-lo a um posto de destaque na linhagem.

A grande diferença entre Steve Demetre Georgiou (filho de um cipriota com uma sueca, nascido em Londres) e os americanos folksters é que ele tinha, digamos, muito mais tesão no jeito de cantar e compor que seus colegas de ofício. Além disso, Cat tem em seu currículo uma coleção de hits que partem do folk (de Dylan, principalmente) e se incorporam a toques orientais, pop da melhor qualidade e uma gana de cantar como se a vida dele dependesse disso. Assim foi desde a estréia, com Matthew And Son (1968) até o disco de despedida Back To Earth (1978), inaugurando um período em que Cat se tornou Yussuf Islam, convertido ao islamismo e retirado do mundo fácil do showbiz. Ele voltaria em 2006 com um disco inestimável - que passou quase despercebido da maioria, An Other Cup - no qual recupera muito de sua verve e jeito peculiar de cantar.

Em Buddha... Cat estava experimentando um período de entressafra, muito por ter ousado no trabalho anterior, Foreigner, cheio de composições enormes, em forma de suítes folk-prog, que jogaram contra seu status de hitmaker. Seus discos Mona Bone Jakon (1970), Tea For The Tillerman (1970) e Teaser And The Firecat (1971) colocaram o sujeito na proverbial crista da onda. Em 1974 ele voltaria às paradas com o sucesso de "Oh, So Young" e alguns hits menores, sobretudo "Home In The Sky" e a sensacional "C-79", além de iniciar um interessante intercâmbio com músicos brasileiros. O percussionista Chico Batera seria convocado para sua Earth Tour, de 1976, e o próprio Cat, além de adquirir uma casa no Rio de Janeiro, participaria de Gil & Jorge, (maravilhoso disco de Gilberto Gil e Jorge Ben, no qual ouve-se Gil gritando em alguns momentos: "vai Gato Estêvão, vai Gato Estêvão!!!!). Milton Nascimento ganharia uma bonita homenagem em Back To Earth, "Nascimento", canção na qual participa com suas famosas vocalises.

Cat Stevens é um pequeno gênio, um grande achado. Ouça.

Nenhum comentário: