sábado, 18 de outubro de 2008

Four Tops - Ultimate Collection (1997)


Em algum momento da década de 1980 eu ouvi "Baby I Need Your Lovin'" e fiquei absolutamente louco. A música era perfeita: melodia, harmonia, letra e os vocais. Tive certeza que era um grupo negro americano. Naquela época eu começava a ouvir música com uma atitude, digamos, mais séria.

Descobri os Four Tops e, a partir deles, vieram Temptations, Marvin Gaye, Smokey Robinson, Stevie Wonder e todos os gênios da gravadora mais famosa de Detroit, USA. A soul music, meus amigos, é algo muito sério. Com o tempo fui percebendo, à medida que me apaixonava para sempre pelo estilo, que soul é tão importante quanto a vida e, ouso dizer, maior que ela.

Muitos de meus heróis da música já morreram e, quando olho para o mundo e percebo que muitos deles estão velhos, esquecidos por uma mídia e um público desinformados e rasos, fico um pouco triste.

A solução é ouvi-los sempre, não importa o que aconteça. Digo isso porque ontem morreu o lead singer dos Four Tops, Levi Stubbs. Já estava velho e doente, provavelmente descansou e foi engrossar as fileiras da grande banda musical celeste, cada vez mais cheia de astros, afinal, astros ficam no céu, não?

A escolha da Ultimate Collection para ilustrar o post é prática, uma vez que estão nela 25 músicas do melhor período dos Four Tops, entre 1963 e 1972, sobretudo até 1968, época em que o trio de compositores Holland-Dozier-Holland deixou as fileiras da Motown. São deles "Baby I Need Your Lovin'", "Reach Out (I'll Be There)", "I Can't Help Myself", "It's The Same Old Song", "Walk Away Renee" e tantas outras canções perfeitas, verdadeiros caminhos para novos velhos bons momentos.

RIP, Levi.

Nenhum comentário: