quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pulp - His'n'Hers (1994)

Quando você pensa em britpop, a imagem de Oasis e Blur em 1994 é o que a mente te mostra, certo? Muita gente se esquece do Pulp quando fala de britpop e isso é muito injusto, pois o grupo de Sheffield foi responsável por três discos lançados entre 1994 e 1997, que podem sintetizar esse tempo de efervescência cultural britânica.

Liderado por Jarvis Cocker, o Pulp começou suas atividades no final da década de 1970, mais precisamente em 1978, tendo gravado seu primeiro disco, It, em 1983. A banda ficou 11 anos amargando o underground até lançar His'n'Hers, um disco sobre sua cidade, pautado pelas visões irônicas e críticas que Jarvis possuia (e ainda possui) sobre a vidinha fútil das pessoas, principalmente sobre as reações delas diante da descoberta do sexo, das drogas e tudo mais.

Poderíamos dizer que His'n'Hers é quase um disco "adolescente" do Pulp, não que isso signifique uma obra ensolarada e pra cima. Tendo as fases setentistas de Roxy Music e David Bowie, além dos primeiros discos do Cure como inspiração, o Pulp forjou uma espécie de pós-pós-punk, voltado para a Inglaterra, no melhor estilo dos já mencionados Oasis e Blur, fazendo o mesmo em Manchester e Londres, respectivamente. A diferença é que as letras de Jarvis Cocker são, seguramente, as melhores surgidas em todo o britpop.

Canções como "Babies", "Do You Remember The First Time" e "Acrylic Afternoons" já mostram as dificuldades em lidar com o amor, o sexo e enquadrá-los na perspectiva "correta". "David's Last Summer" é um épíco informal sobre a despedida da adolescência e de toda a inconseqüência confortável que ela pode proporcionar, enquanto "Lipgloss" é um convite nerd para a pista de dança escura e úmida.

Os discos seguintes da banda, Different Class (1995) e This Is Hardcore (1997) já mostram o Pulp em Londres, lidando com a fama e tudo que ela pode trazer de bom e ruim. Foi, no entanto, em His'n'Hers que os mais cínicos participantes do britpop se mostraram mais vulneráveis.

Nenhum comentário: