segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Beastie Boys - Paul's Boutique (1989)

O segundo disco dos Beastie Boys é o melhor que já fizeram. Muita gente pode preferir a estréia de Licensed To Ill (1986) ou Hello Nasty (1998), talvez Ill Communication (1994), mas eles jamais terão um trabalho tão legal quanto Paul's Boutique. E por que? Simples, esse é o disco mais negro do trio, é aquele momento em que seu hip-hop de branco novaiorquino encontra a maravilhosa caixa preta dos grandes mestres do soul e do funk. A produção dos Dust Brothers é primorosa, foi o trabalho que os BB gravaram em Los Angeles, logo após deixarem a Def Jam, gravadora de hip-hop famosa por lançar os primeiros artistas do estilo.

Era uma época - 1989 - em que os samplers eram quase uma novidade. A idéia de se apropriar de trechos, linhas de baixo, riffs de guitarra faria nascer monstros pouco tempo depois. Quem não lembra de Vanilla Ice chupando o baixo de "Under Pressure" (Queen e Bowie)? E de MC Hammer pilhando todo o groove de "Superfreak" (Rick James)? Pois então. A diferença é que os Beastie Boys e os Dust Brothers eram pessoas com noção e capazes de entender o signficado de inserir elementos alheios ao som que estavam criando. O disco, no entanto, não é feito só de samples. Há instrumentos reais tocando, indo de violões, cuícas, percussão e chegando nos habituais baixo, bateria, guitarras e teclados.

A abertura com "To All The Girls" mais parece uma daquelas slow jams dos anos 70, toda sampleada, tudo isso para desembocar na gritaria ancestral de "Shake Your Rump" e conectar baixos, teclados e batida com toda uma cena americana da virada dos anos 80/90, indo de guetos, praças, muros pichados, trens e metrôs perigosos.
Impossível não se espantar com os resultados obtidos em canções como "Shadrach", "What Comes Around", "Hey Ladies", "Egg Man" ou na improvisação infernal de "B-Boys Bouillabaisse"

Dá vontade de estapear todos os sujeitos que fazem hoje o que a mídia resolveu chamar de hip-hop. Saudades de 1989.

Um comentário:

Eduardo Abreu disse...

Engraçado que vc citou quase todos os discos, mas não o meu favorito, que é "Check Your Head".

"Paul's Boutique" ouvi pouco, na época, mas me lembro de ter gostado bastante. Me parece o momento de ir atrás e ouvir como se deve. 20 anos depois...