quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Boy - U2 (1980)


Boy parece ter sido gravado no meio das ruas de Dublin, Irlanda, num tempo impreciso. A certeza que temos imediatamente é que uma banda crente que pode mudar o mundo está por trás desse disco. O U2 de 1980 era adorável e admirável por vários motivos, todos eles presentes ostensivamente em Boy.

The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen e, principalmente, Bono, estão tocando como se suas vidas dependessem desse disco. Tudo é ingênuo, mas extremamente bem feito e - usando uma palavra atual - cheio de comprometimento em Boy. Com o que? Com eles mesmos e seus ideais. Por mais que sejamos chatos com o idealismo de Bono, não dá para dizer que ele não é autêntico e dedicado quando, aos 19 anos, entoa canções como "I Will Follow", "A Day Without Me" ou "The Electric Co." pensando, sim, num mundo melhor, sem disputas religiosas e políticas.
Muita gente pode dizer que o sujeito não sabia o que estava cantando e eu chego a duvidar totalmente que Bono não tenha se valido desde o início de um certo talento para o drama, porém, mesmo que isso seja verdade, como depor contra a massa sonora que suporta suas letras?

Dentro de uma variante realmente original do que se convencionou chamar pós-punk, o U2 encontrou seu lugar. As guitarras de Edge, ainda sem cara própria, dominam a cena e preenchem o espectro sonoro com camadas e mais camadas, num trabalho admirável de produção - a cargo de Steve Lillywhite. Adam Clayton, sempre discreto, dialoga com um eloquente Larry Mullen. Talvez o baterista nunca tenha aparecido tanto num disco da banda como em Boy. Ele imprime ritmos tortos, cheios de alternativas, enquanto Bono voa pela paisagem, cantando com vigor e paixão.

Neste ano a Universal lançou os quatro primeiros discos do U2 em versões duplas, cheias de bônus tracks e sobras de estúdio. Além de Boy, October (1981), War (1983) e Under A Blood Red Sky (1984) aparecem com áudio remasterizado e totalmente transformados pelo material extra. No caso de Boy, estão presentes as faixas do primeiro EP da banda, o U2-3, além da inédita versão de estúdio da favorita de shows "Eleven O'Clock Tick Tock", bem como versões ao vivo igualmente inéditas. Tudo é perfeito em Boy, amigos.

Que belo disco de estréia!

Nenhum comentário: